27/04/2012

O EROTISMO A NU - De "SENTIMENTO" a "TROMPAS"

SENTIMENTO – São muitos os significados que se podem atribuir à palavra. No que respeita ao que nos interessa, significa amor, afeição. No plural, "ter sentimentos" significa "ter sensibilidade", "ter qualidades morais".

SEREIA – Ser mitológico, com cabeça e mamas de mulher e rabo de peixe, que, segundo as lendas antigas, atraía os marinheiros com o seu canto mavioso, para os comer – não se sabe se em sentido literal, se em sentido figurado...

SEX-APPEAL – Expressão da língua inglesa (talvez deva dizer-se, antes, da "língua americana"), um tanto difícil de definir rigorosamente, mas que significa "encanto sexual", atracção física para membros do sexo oposto. Foi muito usada na linguagem cinematográfica, aplicada às vedetas, sobretudo às do sexo feminino, que atraíam admiradores pela sua beleza mas, acima de tudo, por um indefinível magnetismo de tipo sexual.

SEX-SHOP – Loja especializada na venda de artigos eróticos, que podem ir do simples vibrador até aos mais sofisticados produtos para potenciar o prazer sexual.

SEX-SYMBOL – Pessoa que é admirada e, por vezes, quase divinizada, como a personificação do ideal erótico, para quem a considera o símbolo máximo do prazer sexual idealizado. Artistas de cinema, belos atletas e outras figuras públicas são eleitas como sex-symbols por admiradores fanáticos, que as adoram com verdadeiro fanatismo, a ponto de se tornaram completamente insuportáveis para aqueles que são oa alvos da sua admiração.   

SEXO – Simultaneamente, a palavra mais fácil e mais difícil de definir, de forma concisa. Aplica-se à repartição das tarefas da geração, sendo necessária a união entre o factor masculino e o factor feminino, para que se verifique a reprodução. Mas, para além dessas funções fisiológicas, o sexo brinda-nos com um outro factor complementar – para muitos, o mais importante: o prazer. Se não existisse prazer associado ao sexo, este seria, certamente, bem mais escasso e mais raro. É por isso que, ao contrário dos animais, que o praticam por "obrigação natural", os homens e as mulheres o animam com tantas variações e tantas fantasias, destinadas a tornar o prazer maior, mais variado e mais intenso.

SEXOLOGIA – Ciência que analisa a sexualidade e os seus fenómenos. Estudo dos factores biológicos, anatómicos, morfológicos, fisiológicos, psicológicos, patológicos e outros, que estão ligados, directa ou indirectamente, com a geração. Na verdade, são tantos e tão complexos os factores que interferem nesta matéria, que chega a parecer quase "milagroso" como as pessoas conseguem praticar um acto sexual, qualquer que ele seja, de forma espontânea e natural. Felizmente, é isso que acontece, na maioria dos casos!

SEXUALIDADE – Conceito que se confunde com sexo e com sensualidade. Define-se como o conjunto de factores que determinam a pulsão para a prática de actos sexuais. Esses factores existem em cada indivíduo logo desde a infância, embora se tornem mais evidentes e mais activos quando se atinge a puberdade.

SÍFILIS – Doença infecciosa, geralmente transmitida por contacto sexual, e que se desenvolve em três fases: ulceração genital indolor, erupções cutâneas com dores articulares e ulceração generalizada, que pode degenerar em perturbações neurológicas, paralisia e mesmo afecções psiquiátricas. Com tal panorama, compreende-se que a sífilis sempre tenha sido considerada uma doença temível, Foi, durante séculos, uma "doença das prostitutas", que depois se levava para casa e contaminava a família. A sua expansão só começou a ser atenuada através da generalização dos cuidados higiénicos e profilácticos que, actualmente, são comuns, pelo menos nos países mais civilizados.

SILICONE – Designação técnica dos polímeros, usados para os mais diversos fins, industriais e técnicos. Porém, na linguagem comum, quando se fala de silicone, pensa-se, geralmente, em mamas ou rabos aumentados artificialmente, através de implantes, colocados por especialistas em cirurgia plástica, actuando em hospitais e, sobretudo, em "institutos de beleza". Com o progresso atingido neste campo, nem sempre é fácil distinguir, pelo tacto, uma bela mama de silicone de uma natural.

SÓCRATES – Filósofo grego que viveu entre 470 e 399 a.C., que preconizava um diálogo intenso entre o professor e o aluno, e era um verdadeiro apóstolo da liberdade. Apresentava-se como "aquele que nada sabe". Fisicamente, era tosco, de aspecto grosseiro, feio de feições, o contrário dos elegantes sofistas que eram apreciados pelos atenienses. Talvez por isso, foi condenado à morte por, alegadamente, corromper a juventude, e bebeu cicuta, conversando tranquilamente com os seus amigos, Foi o seu discípulo Platão quem revelou a sua filosofia, já que Sócrates não deixou nada escrito, embora, tanto quanto se sabe, tenha passado toda a sua vida a discursar, profundamente convencido da beleza das suas ideias.

SODOMA – Cidade da antiga Palestina, junto do Mar Morto, famosa pelas suas riquezas, pelo seu patriarca, Abraão, e pela história que a Bíblia conta a seu respeito. Loth, sobrinho de Abraão, recebera a visita de mensageiros celestes, e os homens da cidade cercaram a casa, exigindo deitar-se com os seus hóspedes... Invocando os deveres de hospitalidade, Loth não os atendeu, preferindo oferecer-lhes as suas filhas, ainda virgens; mas os outros recusaram-nas. Então, o deus de Israel resolveu castigar a cidade, e fez cair uma chuva de fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra, depois de convidar Loth e a sua família a fugirem. Mas a mulher de Loth não resistiu sem olhar para trás, pela última vez, para a sua cidade, sendo por isso transformada numa estátua de sal... Esta história pode ter alguma relação com o facto conhecido de que, no Mar Morto, é possível um corpo flutuar sem submergir, tal é a quantidade de sal que existe nas suas águas. Na tradição judaico cristã, passou a designar-se como sodomita aquele que pratica o coito com outra pessoa do mesmo sexo, ou com um animal, ou ainda o coito anal com uma pessoa de outro sexo. O tema de Sodoma inspirou artistas e escritores, sendo conhecidas obras como "Os 120 Dias de Sodoma", do marquês de Sade, "Sodoma e Gomorra" de Marcel Proust, em "À la Recherche du Temps Perdu", etc. 

SUTIÃ – Peça de vestuário destinada a sustentar e erguer as mamas (a palavra vem do francês "soutien-gorge"). Os sutiãs, ou "porta-seios", com a forma aproximada que têm actualmente, foram criados em Inglaterra, em 1886, e eram constituídos por uma armação de arame e seda, que fazia lembrar dois passadores de chá unidos. Durante o século XX, desapareceram os arames, substituídos por tecidos cada vez mais macios e cómodos, até se chegar aos modelos actuais, mais sofisticados – mas sempre com a mesma finalidade: realçar, erguer e manter o peito erecto. Antes disso, porém, as mulheres já dispunham de outros equipamentos concebidos para o mesmo fim. Só que os antecessores dos sutiãs eram, na sua maioria, autênticos instrumentos de tortura. Os "corpetes" eram, na Idade Média, incorporados nos vestidos, de forma a aumentar o peito, projectando-o para cima e para a frente, numa época em que essa era a parte do corpo feminino mais em evidência, enquanto as pernas ficavam sempre bem tapadas e protegidas de vistas indiscretas, por baixo de longas saias a roçar o chão. Como sucessores dos corpetes, surgiram os "espartilhos", que haviam de manter-se como parte essencial da indumentária e da moda feminina, durante muitos anos. Até que surgiu o sutiã actual, nas suas variadas formas e tamanhos, sendo alguns bem reduzidos, como o minúsculo "wonderbra", e havendo até mulheres que preferem, afinal... não usar sutiã algum!...
            Menos conhecido é o "sutiã-pénis", uma espécie de estojo, usado sobretudo pelos homens de certas tribos africanas e sul-americanas, e que se destina a proteger o órgão genital nas deslocações na selva – embora, por vezes, sirva principalmente de ornamento. Pode ser feito de bambu ou de outro material, sendo mais ou menos decorado, e exagerando o volume e a forma do pénis.


T


TABU – Proibição, por razões religiosas, culturais, sociais, ou outras, de realizar certos actos, tomar certas atitudes, usar certos objectos ou certas palavras – enfim, manter num plano de secretismo ou de interdição qualquer coisa que deve ser escondida ou reservada. Por exemplo, no que respeita ao sexo, um tabu mais ou menos universal é aquele que interdita as relações entre parentes próximos, o chamado "tabu do incesto".

TENDÊNCIA – Aquilo que leva alguém a seguir certo caminho ou a agir de certa forma. Nos aspectos ligados com o erotismo, as tendências mais evidentes são as que se referem a preferências relativas a práticas ou a parceiros sexuais. Assim, pode falar-se, por exemplo, numa "tendência para o masoquismo", ou numa "tendência para um parceiro do mesmo sexo".

TENTAÇÃO – Impulso para a prática de qualquer acto que não é, em princípio, recomendável. Pode assumir um significado religioso e servir assim para designar, por exemplo, "o Diabo", "o Demónio"... Mas também pode ser algo não tão complexo, limitando-se a um simples desejo, um prurido, algo que temos vontade de fazer... Dizia Oscar Wilde que era capaz de resistir a tudo – menos a uma tentação...

TESÃO – É o estado daquilo que está teso, que está duro. Embora o conceito possa ser usado em inúmeras aplicações diferentes, aquela que mais facilmente salta aos nossos espíritos é a que se refere à erecção do pénis ("quando ele a olhava, ficava com um grande tesão"). Por isso, a palavra foi considerada obscena ou, pelo menos, deselegante. A sua utilização, com toda a naturalidade, pelo escritor Jorge Amado, em alguns dos seus romances, reabilitou-a e trouxe-a para a linguagem corrente, à semelhança do que acontece com a palavra espanhola "tesón", que sempre se utilizou na fraseologia comum.
            De referir ainda o "tesão do mijo", que é a erecção característica experimentada pelos homens, de manhã, quando ainda não urinaram.

TESTÍCULOS – Partes genitais dos animais machos, de formato ovóide, que estão alojados na bolsa escrotal, e que produzem a testosterona, hormona sexual masculina – a chamada "hormona da virilidade". Na linguagem popular têm várias designações, mais ou menos pitorescas, como "bolas", "ovos", "tomates", "bagos", "balangandãs", "berloques" e outras mais.

TOQUE – Como palavra com sentido erótico, refere-se à masturbação. O homem toca-se quando manipula o pénis, a mulher quando acaricia o clítoris.

TORTURA – Aberração sexual que é exigida por algumas pessoas para atingirem o orgasmo. As duas variantes mais comuns são o sadismo e o masoquismo.

TRANSAR – No seu sentido comercial, significa "transaccionar", "fazer uma transacção", "ajustar", "combinar". Foram os brasileiros que vulgarizaram um significado mais brejeiro para a palavra: "namorar", "fazer amor" ou "fazer sexo".

TRANSSEXUAL – Indivíduo que, devido a problemas que podem indiciar uma neuropatia aguda, sente o desejo de pertencer ao sexo oposto àquele de que possui os atributos físicos. Assim, um indivíduo do sexo masculino pode aspirar a ter o aspecto de uma mulher, tentando para isso desenvolver as mamas e, em casos extremos, eliminar o pénis e os testículos, através de delicadas operações, nem sempre bem sucedidas, na tentativa de fabricar uma vagina artificial. Caso oposto acontece com a mulher que se masculiniza e tenta transformar o seu clítoris num pequeno pénis. São casos de "mudança de sexo" muito complexos, que habitualmente terminam em fracassos, tanto no que se refere ao aspecto físico como, especialmente, do ponto de vista psicológico.

TRAVESTI – Por vezes confundido com o transsexual, apresenta algumas diferenças. O travesti não é, obrigatoriamente, alguém que quer mudar, morfologicamente, de sexo, embora haja casos em que isso acontece. Basta-lhe, geralmente, dar-se ao prazer de se vestir como se pertencesse ao sexo oposto – assim, o homem veste-se de mulher e vice-versa. É uma figura muito frequente no mundo do espectáculo e também não se trata, obrigatoriamente, de um ou uma homossexual. Há casos de travestismo conhecidos desde tempos muito antigos, entre personalidades tão famosas como Júlio César, Catarina II, George Sand ou Richard Wagner. O imperador Heliogábalo, esse sim, foi provavelmente uma das primeiras pessoas a desejar, não apenas travestir-se, mas transformar-se em mulher, isto é, a pretender ser um transsexual.

TRIBADISMO – Acto homossexual entre mulheres – as tríbades ou lésbicas. (v. Sapho, Safismo).

TROMPAS – Pondo de lado os instrumentos musicais com este nome, que não são para aqui chamados, nem as "trompas de Eustáquio", canais que ligam o ouvido médio à faringe – as que nos interessam são as designadas "trompas de Falópio", do nome do anatomista italiano Gabriello Fallopio (1523-1562) e que são dois canais muito finos que ligam os ovários ao útero. Têm, portanto, um papel muito importante no trânsito do óvulo dentro do corpo da mulher. Daí que uma das soluções drásticas para evitar o nascimento de bebés seja a tão falada laqueação das trompas.

Sem comentários:

Enviar um comentário