08/01/2012

1 - A ABRIR: DUAS EXPLICAÇÕES - O TÍTULO E AS INTENÇÕES DESTE BLOG

Bem, na verdade não há muito para explicar... O título "aquela máquina!" é meu, muito meu! e vem directamente do slogan que criei para a REGISCONTA, quando ali trabalhei como Director de Publicidade e Relações Públicas, durante muitos anos. Era um tempo em que a Publicidade não tinha a sofistificação que depois atingiu, e em que um "profissional de tarimba", como eu sempre fui, tinha de fazer, em Publicidade, TUDO o que era preciso fazer, desde a criação dos conceitos até às artes finais de todas as peças publicitárias, os anúncios de Imprensa, os spots para a Rádio, os filmes para a TV, os textos e os esboços, as gravações, o controlo da distribuição e da execução das campanhas, e por aí adiante... Criei também  o "Homem da Regisconta" e contribuí, em grande parte (digo-o com a imodéstia que os resultados me autorizam) para o enorme sucesso da Empresa, nessa época de ouro em que ela dominava o seu mercado - e em que toda a gente conhecia o slogan "aquela máquina!", razão pela qual, com algum orgulho profissional, o utilizo agora como título deste blog.

E o blog vai servir para quê? Para nele publicar alguns dos trabalhos que fiz depois, no campo da escrita e da imaginação, e que me permitiram ser o autor de mais de vinte títulos publicados, entre álbuns de Banda Desenhada, livros de divulgação histórica e outras obras que, por uma ou outra razão,  não foram publicadas pelos meios normais, isto é, através da edição em livro. Ora, além desses, tenho vários outros trabalhos na gaveta, recusados ou ignorados pelas Editoras. Pois bem, resolvi não perder tempo a reenviá-los, uma e outra vez, com a probabilidade de receber a resposta clássica de que "apreciámos o seu trabalho, mas não se coaduna com o estilo das nossas habituais publicações...". ou "sentimos ter de informar que o nosso plano de publicações para o corrente ano está completo, pelo que..." Tal  como, quando eu era moço. nunca tive grande paciência para as manobras de sedução e os rapapés do namoro, também agora tenho ainda menos pachorra para andar a amanteigar os Editores e a conquistar-lhes as simpatias... Assim, após o número de tentativas frustradas que achar razoável, vou publicar aqui os textos que, na minha opinião, mereciam ter sido publicados em livro - mas sobre os quais os Editores não tiveram a mesma opinião. 

Assim, quem quiser ter a paciência de ler aqui esses textos, poderá fazê-lo sem qualquer encargo - é verdade que, também, sem qualquer lucro para mim, a não ser o da satisfação de ver o meu trabalho ter alguma divulgação, ainda que não muito vasta. De qualquer forma, mesmo que estas obras tivessem sido publicadas em livro, os Direitos de Autor são tão ridículamente pequenos (e tão tardiamente pagos) que, na verdade, não merecem o esforço de um Autor para as trazer à luz da publicidade e à poeira das livrarias...

Assim, de vez em quando, poderão encontrar aqui uma obra completa, de minha autoria, que poderão ler, copiar, comentar. recomendar a amigos - ou simplesmente ignorar. Não pagam nada, e eu nada recebo - a não ser, eventualmente, algum comentário simpático... Ou antipático, quem sabe...
   

Sem comentários:

Enviar um comentário